terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ARTEFEITO LANÇA CAMPANHA PARA 2011




O Lançamento da campanha Arte P.E.N.SE. - Graffiti Por uma Educação não SExista começou dia 28 de novembro no maior encontro de graffiti voluntário do munod, o MOF - Meeting Of Favela, realizado pelos parceiros da Posse 471. Davi, Muleca e Aila percorreram junto a outros grafiteiros a comunidade com seus traços, enquanto Giordana deu o papo apos a Batalha do Real: "O mundo não é rosa nem azul, é colorido".

No seminário "A violencia pelo nosso olhar" dia 04 de dezembro no SESC Tijuca, onde a Artefeito era um dos realizadores, estrearam a oficina e a intervenção em telas da campanha, que mostrava o olhar da Artefeito sobre a violencia: "... uma das consequencias mais graves de uma educação sexista é que as meninas são ensinadas a sonhar em serem mães e esposas, mas nas comunidades quando engravidam aos 15 anos são condenadas a não sonharem com mais nada".

A oficina foi ministrada por Erika e Davi para alunos do PROJOVEM que rola no Enraizados, com um bate papo sobre o que é o sexismo e uma logo após criaram desenhos com as reflexões feitas.

As telas revelaram o olhar de cada grafiteir@, como o papel dos brinquedos, nas obras de Davi e Muleca, o padrão de beleza, na tela de Aila e a pressão social diante das relações de gênero, por Erika.

A Artefeito ficou conhecida pelo seu projeto "Grafiteiras pela Lei Maria da Penha" idealizado pela produtora cultural Giordana Moreira em 2008 e que atraiu muitas grafiteiras fluminenses. Foram realizados outros projetos como "Minas do Graffiti" e "Graffiti Sonorizado", onde o graffiti por uma causa atraiu a adesão também dos meninos.
Para o próximo ano o coletivo pensou em um projeto que unisse grafiteiros e grafiteiras na luta pela equidade de gênero. Foi então que conheceram a proposta da Educação não sexista, e fizeram uma oficina de capacitação com a CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora, criando esta campanha que irá ser desenvolvida durante 2011. Mas alguns impactos já estão sendo experimentados. Provocado pelas intervenções o Editorial Lets Go desenvolveu uma nova proposta, o Lets P.E.N.SE. que fará a difusão da idéia através da comunicação.

As telas, as oficinas, as rodas e os sprays já estão preparados e a Artefeito já está na rua comprindo sua missão: Graffiti por amor, diversão e solidariedade.

MAIS FOTOS EM www.flickr.com/artefeito