terça-feira, 11 de outubro de 2011

Artefeito três anos






Quando as grafiteiras fluminenses se encontraram no projeto "Grafiteiras pela Lei Maria da Penha", em 2008, as ideias e os graffitis que produzimos entusiasmaram as garotas e fizeram surgir a Artefeito. Após organizar a primeira coletânea de grafiteiras do RJ "Minas do Graffiti" suas oficinas, telas, painéis e debates rodaram pelo Rio e outros Estados, como Bahia, Paraná e São Paulo, na atividade com parceiros do Turbilhão Hip Hop, Prioridade SG, Festival Espaço do Rock, Meeting Of Favela, LUB, Brasas Nova Iguaçu, Mary Jane, Superintendência Estadual de Direitos da Mulher, CLADEM e muitas outras companheiras e companheiros, ou em projetos como a Exposição Guerra e Paz, de Candido Portinari e o PAC - Projeto Iguaçu.
O Artefeito passou a fazer diferença com seus traços e palavras, o graffiti ganhou um novo coletivo, que se propõe a discutir as relações de gênero, onde os grafiteiros se juntaram á causa das mulheres, e fazem parte dos artistas que, com o spray, escolheram questionar padrões colocando sempre o amor ao graffiti acima de tudo.
No final de 2010 conhecemos a proposta da educação não sexista, através das companheiras da CAMTRA, e desenvolvemos a campanha "Arte P.E.N.SE. Graffiti Por Uma Educação Não sexista", lançada no MOF 2010 e levada para o seminário "A violência pelo nosso olhar", apoiado pela FASE, com temporada no SESC SJM e intervenção na Audiência pública sobre educação anti-discriminatória em Brasília, a convite da Campanha Nacional pelo Direito á Educação. Tudo isso ainda inspirou a criação do projeto Let's Pense! Comunicação urbana Por uma educação não sexista, que em conjunto, realizamos a I Jornada urbana Por Uma educação Não Sexista.
Hoje, 11 de outubro de 2011, fazem três anos dessa história das grafiteiras Muleca, Erika, Aila e AV., dos grafiteiros Saicus, Davi e Raul Cancino, e da produtora Giordana Moreira, e também da centenas de amigos, colaboradores e pessoas que amam e respeitam o Artefeito, e que podem contar com um graffiti para pensar, mas com diversão e solidariedade!

2 comentários:

Aila Ailita disse...

É UMA GRANDE ALEGRIA...VER A ARTEFEITO COMPLETAR 3 ANOS....EM TÃO POUCO TEMPO, JUNTOS, TRABALHAMOS MUITO E ESTAMOS APENAS COMEÇANDO...
COLABORAR E PARTRICIPAR DA ARTEFEITO É ALGO QUE ME TRAZ A ALEGRIA DE VIVER....CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MELHOR E BEM MAIS COLORIDO!

TAMO JUNTO ARTEFEITO!!
PARABÉNS!!!

Samantha Muleca disse...

pro centenário falta só 97 anos..

lutar até vencer
vencer até morrer

arte feita
ar que enfeita
feito o efeito
sentimos no peito
em paz me deito
máximo respeito!